A inovação na área da Saúde é hoje cada vez mais acelerada, colocando à disposição de profissionais do setor e pacientes os mais diversos tipos de tecnologia médica, com contribuições em todas as áreas da Medicina. foto: freedigitalphotos

A ABIMED  Associação Brasileira de Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde realiza, no dia 19 de maio, às 15 horas, na Feira Hospitalar, o painel Contribuição da Inovação para a Sustentabilidade do Sistema de Saúde. O evento reunirá especialistas da cadeia da saúde para debater um dos principais focos de atenção do setor:  o aumento dos custos da Saúde e a necessidade de se buscar soluções que, além de proporcionar melhores resultados para os pacientes, garantam asustentabilidade econômica do sistema.

Existe atualmente grande preocupação com a evolução dos custos da Saúde, causada entre outros fatores pelo envelhecimento da população e o aumento da incidência de doenças crônico-degenerativas, mais caras e complexas. Neste cenário desafiador, a ABIMED entende que a inovação tem um papel fundamental tanto para a melhoria da qualidade de vida da população quanto para o equilíbrio financeiro da assistência médica?, afirma Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED.

Segundo Fabrício Campolina, presidente do Conselho de Administração da ABIMED, a inovação na área da Saúde é hoje cada vez mais acelerada, colocando à disposição de profissionais do setor e pacientes os mais diversos tipos de tecnologia médica, com contribuições em todas as áreas da Medicina.

Grande número de estudos realizados no mundo tem demonstrado que as inovações médicas podem ajudar a reduzir os custos da Saúde, porque possibilitam prevenção e melhor controle de doenças, reduzem ou eliminam as hospitalizações, diminuem as taxas de infecção e mortalidade, evitam complicações e reinternações e aumentam a longevidade, entre outros benefícios, destaca Campolina.

De acordo com o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro subiu para 74,9 anos em 2013 e aumentou 12,4 anos de 1980 a 2013. Segundo o executivo da ABIMED, isso se deve principalmente aos avanços da medicina e à inovação tecnológica.

Entre os palestrantes do Painel estão:
Angelo Amato Vincenzo de Paola Presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)
Carlos Eduardo Domene Presidente da SOBRACIL (Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica)
Francisco Balestrin  presidente do Conselho de Administração da Anahp (Associação Nacional de Hospitais Privados)
José Carlos Magalhães da Silva Moutinho Diretor da Anvisa
Marcio Coelho Presidente da Johnson & Johnson Medical Brasil
Oscar Porto CEO da Medtronic Brasil

O moderador do painel será o jornalista Dony De Nuccio, editor de economia do Jornal das 10, âncora do programa Conta Corrente (GloboNews) e comentarista de economia do Hora 1 (TV Globo).

 1º Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional

Além do painel, a ABIMED lançará na Feira Hospitalar o 1º Prêmio ABIMED de Inovação Transformacional, que reconhecerá empresas ou profissionais que tenham desenvolvido produtos, processos ou serviços que configurem uma inovação transformadora para a sustentabilidade do sistema de saúde; a ampliação do acesso da população à saúde; e a melhoria do padrão de cuidados médicos. Os inscritos devem enviar os trabalhos até 30 de setembro de 2015 para seleção e julgamento em outubro e premiação dos vencedores em dezembro.

O propósito da ABIMED é incentivar a indústria, pesquisadores e demais profissionais a desenvolverem projetos inovadores que contribuam para o aprimoramento da saúde e a elevação do patamar tecnológico do Brasil, impulsionando as exportações e melhorando a posição do Brasil na cadeia global de saúde, destaca Carlos Goulart, presidente-executivo da ABIMED.

A ABIMED promoverá também três workshops na Hospitalar, com os seguintes temas: Melhores práticas de Compliance na área de saúde Código de Conduta ABIMED; Certificação de Produtos Novas Regulamentações e Atualização em Processos Logísticos de Produtos para Saúde.

Agendamento de Consulta

clique aqui